Regina Lara

Regina Lara

Regina possui graduação em Design pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1980), mestrado em artes pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em psicologia como profissão e ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Regina observa que sempre gostou de artes e por esse motivo foi à escola de artes plásticas.
Seu avô materno, Conrado Sorgenicht Filho, foi responsável pela Casa Conrado (fábrica de vitrais artísticos). Durante a faculdade Regina mostrou interesse pelo ateliê de vitrais, mas foi quando ela ingressou no mestrado em Artes na UNICAMP, sob orientação do professor Teixeira Leite, que começou a estudar os vitrais da fábrica do seu avô. Para esse trabalho ela organizou um vasto material de seu avô e o entrevistou diversas vezes. Durante esse processo, Regina foi procurar antigos funcionários da Casa Conrado e foi nesse momento que ela aprendeu a fazer vitral e se envolvendo com esse trabalho.

Restauração dos vitrais do Parque da Água Branca, São Paulo (SP)

Nesta entrevista Regina comenta sobre seu trabalho para recuperação dos vitrais do Parque da Água Branca. Os vitrais estavam muito destruídos, o que impediria um restauro ou recuperação do desenho original. O que poderia ser feito seria a colocação de um vidro incolor, apenas para registrar que um “restauro” foi feito. Porém, ao saber que os cartões originais com o desenho do vitral (posse de uma coleção particular) estavam sendo expostos em uma galeria, Regina pediu autorização, e fotografou os cartões. Com esse material em mãos, Regina ofereceu o trabalho de restauro para o parque, que mostrou interesse. Após a busca de patrocínio, o trabalho começou.
A artista aponta que o processo foi bastante solitário e que trabalhou diretamente com os vitrais.

Confira abaixo o vídeo da entrevista:

Imagens da obra:

* Imagens fornecidas pela entrevistada (arquivo pessoal)
** Vídeo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Percursos e Projetos: Arquitetura e Design, como atividade para a pesquisa Feminino e Plural
*** Imagens, vídeo e voz utilizados e divulgados mediante autorização prévia.

Anúncios