Maria Assunção Ribeiro Franco

foto-Maria Franco

Maria Assunção tem graduação (1974), mestrado (1989), doutorado (1994) e livre-docência (1997) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Atualmente tem um escritório de arquitetura, urbanismo e paisagismo em conjunto com Antônio Franco e André Ribeiro Franco. Divide a rotina de arquiteta com a rotina de professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Entretanto, Maria Assunção afirma que nos últimos anos tem dedicado a maior parte do seu tempo para a vida acadêmica.

Plano para Recuperação das Marginais Tietê e Pinheiros (SP) (não-executado)

Nesta entrevista Maria Assunção mostra o Plano para Recuperação das Marginais Tietê e Pinheiros apresentado em concurso realizado pela prefeitura de São Paulo. Segundo a arquiteta, a proposta é tratar a água dos rios, afastar as vias expressas para da margem e criar nesse novo espaço um imenso parque com vias locais, ciclovias e passarelas de pedestres. A navegação nos rios seria para o lazer e toda a área seria preenchida por uma APA (Área de Proteção Ambiental) e por piscinões para evitar enchentes. Pouco habitada, essa região não sofreria problemas graves com as possíveis inundações.

Confira abaixo o vídeo da entrevista:

Imagens da obra:

* Imagens fornecidas pela entrevistada (arquivo pessoal)
** Vídeo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Percursos e Projetos: Arquitetura e Design, como atividade para a pesquisa Feminino e Plural
*** Imagens, vídeo e voz utilizados e divulgados mediante autorização prévia.

Anúncios