Denise Polonio

Denise possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (1996). Atualmente é Professora de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Também atua em escritório próprio com desenvolvimento de projetos de arquitetura e interiores, design de mobiliário para os segmentos residencial, corporativo e comercial.

Residência em Embú das Artes (SP)

Nesta entrevista, a arquiteta fala somente de uma obra escolhida: uma residência no Embú das Artes.
Como o terreno possuía um declive bem considerável, Denise pensou em uma residência que se ajustaria a topografia natural do local, porém o cliente desejava uma construção semelhante a uma residência térrea que só seria viável em um terreno plano. Tendo isto como parâmetro principal, Denise precisou repensar o projeto buscando as melhores soluções para essa questão, alertando o cliente de que seriam necessárias grandes movimentações de terra.
Ela observa que para desenvolver este projeto teve que abrir mão de algumas idéias que acreditava, o que não é nada fácil, mas que nesse caso acabou chegando a um bom resultado final.
Como foi implantada em um nível intermediário do terreno, a casa se descobre aos poucos por quem olha da rua. Primeiramente só é possível ver uma cobertura curva em concreto, que desta forma não bloqueia a bela paisagem do entorno.

Confira abaixo a entrevista:

Imagens da obra:

* Imagens fornecidas pela entrevistada (arquivo pessoal)
** Vídeo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Percursos e Projetos: Arquitetura e Design, como atividade para a pesquisa Feminino e Plural
*** Imagens, vídeo e voz utilizados e divulgados mediante autorização prévia.

Anúncios