Vera Osse

Vera

Vera possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (2005).
Atualmente é professora adjunta ii da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho Ambiental(paisagismo).

Boutique em São Paulo (SP)

A arquiteta falou nesta entrevista sobre a obra de uma Boutique em São Paulo.
Como o terreno que era longo e estreito, Vera comenta que esse era um dos parâmetros mais difíceis de resolver, o programa dentro do lote. Foi adotada então uma circulação no pavimento de cima com uma passarela aberta em estrutura metálica para não ficar enclausurada, para ficar leve e gerar integração com o térreo de pé direito duplo, aproveitando também para abrir para uma vista oeste do pôr-do-Sol e da USP, terminando neste terraço aberto.
No recuo dos fundos foi criado um jardim com cobertura transparente e um recorte para uma jabuticabeira, propiciando uma interação entre as pessoas e a natureza. Além disso, para umidificar o ar, Vera também criou uma cortina d’água, que também propicia um barulho agradável. Este espaço todo providencia uma interação entre os clientes e o jardim.
O projeto é setorizado com a parte de ateliê e de revenda, esta última dividida entre setor mais esportivo no pavimento inferior, e roupas de festa no pavimento superior. Cria-se uma dinâmica e um espaço cenográfico com a passarela no pavimento superior e a escada metálica vazada com guarda-corpo de vidro, onde ocorrem desfiles no início das coleções.

Confira abaixo o vídeo da entrevista:

Imagens da obra:

* Imagens fornecidas pela entrevistada (arquivo pessoal)
** Vídeo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Percursos e Projetos: Arquitetura e Design, como atividade para a pesquisa Feminino e Plural
*** Imagens, vídeo e voz utilizados e divulgados mediante autorização prévia.

Anúncios