Denise Scott Brown e a luta pelo reconhecimento

Contribuição de Lêda Brandão.

Um ícone feminista destemido que lutou – e ainda luta – contra uma cultura que insiste em atribuir créditos a Robert Venturi somente, e não com ela. Foi assim que o portal eletrônico Architectural Review definiu a arquiteta americana Denise Scott Brown, em um artigo publicado em março do ano passado.

Sócios da Venturi, Scott Brown and Associates, é inegável a importância do casal para a arquitetura e planejamento urbano do séc. XX, porém toda a controvérsia em torno do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 1991, que nomeou apenas Venturi como vencedor, não reconhecendo o trabalho conjunto dos arquitetos – e que fez com que Denise Scott Brown não comparecesse à cerimónia de premiação como forma de protesto – ainda não pôde ser esquecida.

Até mesmo agora, não é difícil encontrar textos, artigos e reportagens, com a história atribuindo Venturi ao cânone, algo que ela ainda luta para corrigir.

Denise Scott Brown procura esclarecer que, não se trata apenas de uma questão de ‘dar os devidos créditos’, mas sim de que haja o reconhecimento de que a parceria entre os dois se trata de uma complexa dinâmica bidirecional.

Segundo o Architectural Review,

seu surgimento como uma figura singular é particularmente impressionante, dada a complexidade e profundidade da parceria criativa entre os arquitetos, que Scott Brown caracteriza como intercâmbio contínuo de idéias.

Para saber mais, acompanhe o artigo completo pelo link: https://www.architectural-review.com/10017677.article?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=AR_EditorialNewsletters.Reg:%20Send%20-%20The%20Architectural%20Review%20Viewsletter&mkt_tok=eyJpIjoiTXpCbE5EY3lNRFk1TW1FMSIsInQiOiJhU0FLT05pUSt1SEg2ZmlWajRCenN1VFFNdWZNdGRvVFlMaDNseXZNQ2dOTHZSREJlbTI1OUVrQ2NoRzIwK3J4WmVsMk5ZT2V3blZuVXJmV284dVprRlZGREZYOG9mbWdGUDNpNjIxYVhvOEVPaktFTVpsQUNBNDBKdlF1ZVdqZiJ9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s