Mobilidade e gênero

Notícia compartilhada por Ana Gabriela Godinho Lima.

A questão da mobilidade urbana também faz parte do debate sobre gênero. Esse é o assunto deste artigo, publicado pelo portal ArchDaily.

Se homens e mulheres desempenham atividades socialmente diferentes (entre elas: a ida ao mercado, levar e buscar os filhos na escola ou ir diretamente para o trabalho), os acessos e deslocamentos das pessoas pela cidade estão diretamente relacionados a essas situações.

Caso você nunca tenha pensado sobre isso, pode parecer que a mobilidade urbana e seus condicionamentos relacionam-se a padrões de deslocamento que variam apenas de acordo com a territorialidade e a oferta de sistemas de transporte. Mas a verdade é que o acesso à cidade – a forma como navegamos no território – não é neutro quanto ao gênero.

Interessante ver no artigo o que dizem algumas pesquisas que apontam dados sobre mobilidade e gênero. Fatores como segurança e iluminação pública parecem ser pontos fundamentais nesta discução, mas não são os únicos. Leia aqui.

Fonte da notícia: http://www.archdaily.com.br/br/868899/porque-e-urgente-falarmos-de-mobilidade-e-genero?utm_medium=email&utm_source=ArchDaily%20Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s