A importância dos debates sobre Raça e Gênero para a arquitetura.

Por mais que as questões de classe venham sendo debatidas e pensadas por um nicho de profissionais, a arquitetura precisa reconhecer também os debates sobre raça e gênero. Esses não podem continuar sendo negligenciados no currículo do curso. Por isso, já no primeiro ano, uma das minhas prioridades era a busca por mulheres e homens como eu: negros arquitetos e urbanistas tão reconhecidos quanto Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Artigas e Siza.

O trecho acima foi retirado de um interessante artigo da Stephanie Ribeiro, publicado pelo ArchDaily Brasil. Stephanie aponta que os debates sobre raça e gênero costumam ser negligenciados no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas que a busca por mulheres negras arquitetas e urbanistas, revela a existência de inúmeras personalidades de destaque na profissão, em seus mais diversos campos de atuação. Leia o artigo na íntegra aqui.

Stephanie aponta sobre a importância de se destacar outras formas de atuação das mulheres arquitetas, “para além da construção de edifícios ou grandes residências, mostrando que a pluralidade da profissão e o ingresso de mulheres movimenta todos os campos”. Ela apresenta alguns nomes de destaque para os assuntos voltados às questões de gênero, como Patricia Anahory, Carmen Córdova, Ana Gabriela Godinho Lima e muitos outros.

*Stephanie é estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUC de Campinas e ativista feminista negra, com textos postados em diversos portais, como o site da revista Marie Claire, Blogueiras Negras, Géledes, Capitolina, Think Olga, Folha de São Paulo e The Huffington Post, entre outros.

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/788948/a-arquitetura-precisa-reconher-alem-do-papel-social-os-debates-sobre-raca-e-genero?ad_medium=widget&ad_name=articles-article-show

Um pensamento sobre “A importância dos debates sobre Raça e Gênero para a arquitetura.

Deixe um comentário