Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado em Estudos de Gênero na FFLCH/USP

unnamed

Contribuição de Cecilia Rodrigues dos Santos.

A FAPESP divulga a abertura de inscrições para uma vaga de pós-doutorado em Estudos de Gênero, no âmbito do projeto de pesquisa “50 anos de feminismo (1965-2015): novos paradigmas, desafios futuros – Brasil, Argentina e Chile”, sediado na FFLCH/USP.

Resumo da pesquisa:
Nos últimos 50 anos, o movimento feminista da América Latina e do Brasil em particular conduziram a uma mudança cultural visível, sobretudo no trabalho, na educação, na estrutura da família, na política e no uso das mídias escritas, visuais e digitais.
Nessas cinco décadas, a sociedade e as mulheres em particular atravessaram tempos de ditadura, alcançamos tempos democráticos, estamos ultrapassando as fronteiras para novos tempos.
O objetivo desta pesquisa é comparar os processos de transformação da condição de gênero no Brasil, Argentina e Chile, países que elegeram mulheres para a Presidência da Republica.

Objetivos:
1. O impacto dos feminismos nas políticas públicas;
2. O impacto dos feminismos na legislação voltada à ampliação dos direitos políticos das mulheres;
3. A trajetória de construção das mulheres como atores políticos democráticos.

Espera-se que o pesquisador ou a pesquisadora de pós-doutorado desenvolva seu projeto no primeiro foco. Há informação detalhada sobre o projeto na seguinte URL: www.bv.fapesp.br/17672.

O grupo está interessado em um/a doutor/a motivado/a e com experiência na área de Estudos de Gênero e Teoria Feminista. A pessoa selecionada deve conduzir uma pesquisa que possua interface com justiça de gênero e teoria interseccional em perspectiva comparada, abordando um ou mais países em questão (Argentina, Brasil ou Chile).
Seu trabalho, em sintonia com o primeiro foco do projeto coletivo, deverá investigar se as políticas de Estado atendem focos específicos da abordagem interseccional (gênero, raça/etnia, classe). Candidatos/as devem possuir conhecimento, ademais, em estudos sobre América Latina.

O selecionado ou a selecionada deve, além de conduzir sua pesquisa (teórica e/ ou empírica), participar de atividades regulares do grupo e atividades acadêmicas regulares, apresentando trabalhos em congressos, produzindo artigos científicos e disseminando seus resultados. Espera-se do/a bolsista que atenha-se às linhas de pesquisa, objetivos e hipóteses do projeto de pesquisa principal.

Será selecionado/a somente um/a (1) bolsista. A oportunidade é aberta a candidatos/as brasileiros/as e estrangeiros/as. Exige-se título de doutorado, de preferência em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) ou áreas afins. É desejável que o/a bolsista possua sólido histórico de publicação e domínio do espanhol e do inglês.

Pré-requisitos obrigatórios:
– Ter obtido título de doutor/a em Ciências Sociais ou áreas afins há menos de sete (7) anos.
– Proficiência em espanhol e inglês (escrita, leitura e conversação).
– Aceitar morar em São Paulo.
– Disponibilidade para iniciar as atividades de pesquisa imediatamente.

Qualidades desejáveis:
– Experiência docente.
– Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita.
– Experiência em coordenar equipes interdisciplinares.
– Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Atividades a serem desenvolvidas:
– Participar das reuniões regulares do grupo.
– Desenvolver relatórios anuais exigidos pela FAPESP.
– Trabalhar exclusivamente com este grupo de pesquisa (quaisquer outras atividades durante a vigência da bolsa devem ser submetidas previamente à análise da FAPESP).

O candidato ou a candidata selecionado/a receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 6,143.40 e uma reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa com a finalidade de custear itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa. Também é previsto um auxílio instalação para que o/a bolsista se mude a São Paulo, cidade-sede da instituição. Mais detalhes sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP podem ser encontrados em www.fapesp.br/en/5427.

O prazo para apresentação de candidaturas vai até o dia 16 de novembro de 2015.

Para dúvidas e informações, favor entrar em contato por email: 50anosdefeminismo@gmail.com, com o assunto “Dúvida”.

Confira mais informações no site da FAPESP: http://www.fapesp.br/oportunidades/912.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s