Suécia poderá criar selo para avisar consumidores se um game é sexista

Contribuição de Cecilia Rodrigues dos Santos

De acordo com um artigo da Clara Caldeira publicado pelo portal eletrônico Catraca Livre, a Suécia poderá criar um tipo de selo de classificação para alertar aos consumidores se um determinado jogo de videogame tem conteúdo sexista.
A questão é bastante polêmica. Quem acompanha o “universo dos games” sabe que muitos jogos lançados trazem personagens femininas carregadas de esteriótipos, sendo altamente sexualizadas ou então fazendo o papel da donzela em perigo, além de que quase não há protagonistas femininas, e muitas vezes quando elas aparecem tem habilidades que poderiam ser consideradas masculinas.
Colocar um selo nos jogos serviria de alerta para os pais, quando esses forem comprar jogos para os filhos. Mas que efeito traria para o grande público consumidor? Este sim é o responsável por fazer com que os produtores de games continuem batendo na mesma tecla…

Veja o conteúdo completo da notícia aqui:
https://aoquadrado.catracalivre.com.br/impacto/suecia-estuda-criacao-de-selo-para-avisar-consumidores-se-um-game-e-sexista/

Se você ficou interessado no assunto, tem uma série de vídeos no You Tube da Anita Sarkeesian do canal feministfrequency. A série se chama damsel in distress, e aborda justamente essa questão. Vale a pena dar uma conferida!
Veja aqui:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s