Phyllis Lambert

Contribuição de Cecilia Rodrigues dos Santos

Descrição: Phyllis Lambert, photograph by Marie-Claude Hamel.

 

A arquiteta canadense ganhou o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura em Veneza.
Acompanhem abaixo a notícia que saiu no portal Archdaily em 20/05/2014:

Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro na Bienal de Veneza

A Bienal de Veneza acaba de anunciar que Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura.
Paolo Baratta, presidente da Bienal de Veneza, e Rem Koolhaas, diretor da exposição, explicaram a decisão:
“Não como arquiteta, mas como cliente, Phyllis Lambert fez uma grande contribuição para a arquitetura. Sem sua participação, uma das poucas realizações perfeitas do século XX – o Edifício Seagram em Nova Iorque – não teria acontecido. Sua criação do Centro Canadense de Arquitetura em Montreal combina uma rara visão com uma rara generosidade para preservar episódios cruciais do patrimônio arquitetônico e estudá-los sob as condições ideais. Arquitetos fazem arquitetura; Phyllis Lambert faz arquitetos…”

Phyllis Lambert é uma arquiteta, autora, curadora e Fundadora Emérita do Centro Canadense de Arquitetura (CCA) em Montreal. Conhecida principalmente por seu inestimável papel na contratação de Mies van der Rohe para o Edifício Seagram em Nova Iorque, o impacto de Lambert no curso da história da arquitetura não pode ser ignorado. “Minha vida começou com meu envolvimento apaixonado com… a criação de um edifício de grande qualidade arquitetônica em Nova Iorque, ou seja, o Edifício Seagram. A filosofia que um edifício expressa ecoa na sociedade e ajuda a moldá-la.”
Após a conclusão do Seagram, Lambert se tornou ativista em Montreal, reivindicando a revitalização de bairros, a construção de habitações sociais e a popularização das consultas públicas durante o processo de planejamento urbano. Estes interesses também se expressam em suas obras publicadas, que incluem “trabalhos pioneiros em fotografia, preservação e textos críticos sobre Montreal e Nova Iorque.”

Segundo um comunicado oficial da Bienal, “Ela é reconhecida internacionalmente por sua contínua contribuição no avanço da arquitetura contemporânea e por sua preocupação com as questões sociais do urbanismo e com o papel da arquitetura na esfera pública.”

O Leão de Ouro será oficialmente concedido a Lambert no sábado, 7 de junho, as 11h no Giardini.

Cita:Quirk, Vanessa. “Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro na Bienal de Veneza” [Phyllis Lambert to Receive Golden Lion for Lifetime Achievement at Venice Biennale ] 20 May 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 19 Jun 2014. <http://www.archdaily.com.br/br/602181/phyllis-lambert-recebera-o-leao-de-ouro-na-bienal-de-veneza&gt;

Se quiser conhecer mais informações sobre ela, acesse:

http://archiloci.com/phyllis-lambert/
http://www.cbc.ca/ideas/episodes/2013/06/18/wachtel-on-the-arts—phyllis-lambert/
http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052748704407804575425913319466780
http://www.cca.qc.ca/en/cca-recommends/273-citizen-lambert-joan-of-architecture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s